A alergia a picadas de inseto é também chamada de estrófulo. Ela consiste na hipersensibilidade a componentes da saliva de vários insetos picadores ou sugadores (pernilongos, pulgas e percevejos). A alergia a picada de insetos é muito comum entre as crianças e ocorre predominantemente entre 2 a 10 anos de idade. Além disso, o período do ano de maior incidência é no verão, época de chuvas em que ficamos mais vulneráveis aos insetos.

O estrófulo consiste no aparecimento de lesões na pele. Essas lesões podem iniciar como uma mancha que depois progride para uma elevação avermelhada (pápula), a qual pode evoluir para uma vesícula (com líquido dentro), estourando e deixando uma crosta no local. As lesões costumam coçar bastante, atrapalhando a rotina e sono da criança. O rosto, os antebraços e as pernas são as áreas mais expostas aos mosquitos e, por isso, são os locais onde mais ocorrem as lesões. Estas podem deixar uma cicatriz no local da picada. Essa cicatriz em geral é permanente, podendo comprometer a pele esteticamente. As lesões do estrófulo podem se disseminar, próximo ou à distância do local onde o inseto picou/sugou.

Assim que aparecer  essas lesões procure um médico de sua confiança ou um dermatologista. As lesões podem ser tratadas e a disseminação da ferida pode ser evitada.

Procure usar repelentes diariamente e deixar as pernas da criança cobertas. A crianças devem evitar coçar pois há  risco de contrair uma infecção secundária a coçadura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *