SARAMPO – ALERTA

Como você já deve ter ficado sabendo os surtos de sarampo continuam a se espalhar. De acordo com a OMS há atualmente milhões de pessoas susceptíveis a contrair a doença.

Ao se comparar com 2006, o número de casos de Sarampo notificados nos primeiros seis meses de 2019 são os mais elevados. Em relação ao ano passado a quantidade notificada até o momento foi quase 3 vezes maior.  Os surtos podem resultar  em sobrecarga do sistema de saúde, pode evoluir com complicações ou até mesmo morte.

Foi constatado que 182 países notificaram 364.808 casos de Sarampo, segundo a OMS, no período de  01/01/2019 a 31/07/2019. Se formos comparar aos números notificados no mesmo período do ano passado 129.239 casos, verifica-se uma diferença alarmante.

A PREVENÇÃO ainda é a melhor arma, mas muitos podem ter negligenciado esse fato. A vacina tríplice viral é utilizada para imunizar a população e prevenir doenças como CAXUMBA, SARAMPO e RUBÉOLA).

A transmissão do vírus ocorre por meio de tosse, espirro e fala.

Principais sintomas do Sarampo são: Febre alta, coriza, tosse, conjutivite, manchas vermelhas (iniciando no rosto e se espalhando pelo corpo), manchas brancas dentro da boca. Se você tiver esses sintomas procure atendimento médico o mais rápido.

Fique de olho no calendário vacinal, muitas cidades estão realizando campanhas de emergência.

  • 12 meses a 29 anos – 2 dose da vacina tríplice viral
  • 5 a 29 anos – que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente – 2 doses da vacina tríplice viral
  • 30 a 49 anos – que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente – 1 dose da vacina tríplice viral

Procure atualizar seu cartão.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *