A Síndrome de Stevens-Johnson é  uma doença dermatológica potencialmente fatal. Ela ocorre devido a uma reação imunológica severa em resposta a agentes infecciosos ou mais comumente ao uso de medicamentos….
Nela há uma extensa morte de células da derme e epiderme que são camadas da pele.  E pode afetar também as mucosas e até  mesmo outros órgãos.
As lesões se iniciam no tronco e evoluem para face, pescoço, raiz dos membros. As mucosas da boca, olhos e nariz ficam extremamente avermelhadas e ocorre manifestação de febre e várias ínguas espalhadas no corpo….
Necessita de atendimento médico de emergência e o paciente é  internado na UTI, pois precisa de ser cuidado em uma unidade de terapia intensiva.

O tratamento é  realizado com corticoides como a Dexametasona além de Imunossupressores como a Ciclosporina há  casos ainda que usam Imunoglobulinas endovenosas. O tratamento também exige uma equipe multidisciplinar  incluindo várias especialidades como dermatologia, oftalmologia, medicina intensiva, cardiologia…. Além da equipe de enfermagem, nutrição e fisioterapia.

O prognóstico do paciente depende da idade, se ele possui outras doenças como diabetes, insuficiência renal, doenças cardíacas, etc… Além do número de medicamentos em uso. Outro fator importante é  a extensão do quadro, isto é o quanto da superfície corporal foi acometida.

….. ….. ….. ….
A DERMATOLOGIA é muito extensa, ela inter relaciona com várias áreas…. E não é  só estética como muitos acham… Postei essa doença porque vocês precisam saber sobre os riscos da auto-medicação. E dos riscos de não tratar adequadamente uma infecção.
….. ….. ….. ….
Compartilhe essa publicação, com certeza há  muitas pessoas que precisam dessa informação… Ela pode não ter feito diferença para você que se cuida e que não se automedica mas pode fazer diferença para muitos que por falta de tempo não se cuidam adequadamente, não procuram atendimento médico e ficam postergando a ida a sua médica ou a sua dermato.
Vamos nos unir, nos ajudar.

2 respostas a “Dermatologia e Medicina Intensiva. Conheça a Síndrome Stevens Johnson .”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *