A cada dia que se passa novas tecnologias são lançadas para atingir melhores resultados e conquistar uma pele mais uniforme e bela. Os lasers ND:YAG são constantemente usados na dermatologia e medicina estética para tratamento de depressões na pele causadas por rugas, cicatrizes de acne e para ativação de produção de colágeno, renovação tecidual, remoção de varizes, remoção de pigmentos na pele como de tatuagens ou manchas cicatriciais e consequentemente adquirir uma pele mais bonita e saudável.
O equipamento de Laser nada mais é que um aparelho que emite uma radiação eletromagnética monocromática. Nem todos os aparelhos de laser são iguais e por isso terão finalidades diferentes. O laser ND:YAG possui cristais pelos quais a radiação eletromagnética irá incindir e sofrerá consequentemente uma refração. A palavra YAG corresponde as iniciais Y – Yttrium- Ítrio, A – Alumínio e G – Granada – liga de ítrio e alumínio. As letras ND corresponde ao Neodimio um cristalóide que irá envolver os cristais de ítrio e alumínio. Essa cobertura de neodimio aos cristais da liga ítrio-alumínio irão propiciar a geração de refrações da luz emitida pelo aparelho em múltiplas direções. A emissão característica desse laser possui um comprimento de onda de 1064 nanômetros, correspondendo a faixa do infra-vermelho, mas podem ter sua frequência duplicada para 532 nm, faixa de luz verde, ou triplicada para um comprimento de onda de 266 nm, faixa de luz azul. Os lasers Nd:YAG podem ser operados em onda contínua (CW) ou no modo pulsado. Os de modo pulsados são tipicamente operados em modo Q-switch, o que significa que ação do laser ocorrerá pontualmente no local onde é a sua incidência sem danificar áreas adjacentes.
O laser será emitido pelo aparelho e irá passar por esses cristais os quais irão refrigir a luz que irá incindir na superfície da pele, causando nesse local um dano celular , por meio da remoção do estrato córneo da pele. Esse dano irá proporcionar um processo inflamatório ativando certas células no tecido a produzirem substâncias que irão preencher e firmar a pele, e como resultado teremos melhora da firmeza, elasticidade e principalmente da pigmentação da pele.
O resultado de melhora da atrofia de cicatrizes de acne é visível. O laser ND:YAG pode fazer parte de um protocolo juntamente com outros procedimentos para tratar cicatrizes de acne.
Após o laser algumas substâncias poderão ser usadas para que haja uma maior penetração na pele, pode-se usar substâncias despigmentantes como o arbutin ou hidroquinona ou substâncias preenchedoras como o ácido hialurônico.
Vale lembrar que os cuidados com o laser são sempre necessários e por isso procurar um profissional capacitado é a melhor iniciativa para evitar dores de cabeça com possíveis resultados inesperados por má técnica. Além disso a segurança durante o manejo do laser faz-se necessária, a proteção ocular é essencial para evitar danos por incidência direta ou indireta do feixe de luz. Para prevenir acidentes inúmeros cuidados devem ser tomados. Todos os aparelhos vem com um rótulo mostrando a qual classe eles pertencem. A grande maioria dos laser usados na dermatologia por médicos são de classe 4 ou 3B e por isso além de ter os melhores resultados também são os mais perigosos se operados por profissional inexperiente.