Se você já reconheceu que precisa de mudança você está prestes a viver o próximo passo que é DECISÃO.
Antes de ler todo o conteúdo sugiro que leia o passo 1.
A DECISÃO de mudar o seu modo de pensar e de agir irá te motivar a conseguir atingir seus objetivos. Somente você pode decidir mudar e decidir o que você está disposto abrir mão. Mas lembre-se, a recompensa pela decisão é ainda maior do que as perdas. Quando decidimos nos cuidar, e iniciamos a mudança os resultados aparecem cedo. A disposição para as tarefas do dia a dia aumentam e a nossa auto-estima também. Fora que testamos a nossa força interior.
- Tenha objetivos
Para te ajudar nessa fase, tenha objetivos claros do quanto quer emagrecer e imponha uma meta real e aceitável. Quando digo aceitável digo em ser coerente com a sua saúde. Muitas vezes é aí que entra o profissional de saúde para lhe auxiliar a definir o que é esperado. Seu objetivo pode ser emagrecer ou definir sua forma física ou aumentar seus músculos, o importante é definir metas para alcançá-los. Para definição de metas é preciso colocar limites intermediários. Exemplo: perder 3 kg em um mês ou reduzir 3% da gordura corporal em um período X, ou aumentar 2cm de perna ou braço em um mês. Essas metas podem ser definidas juntamente com um profissional da área.
- Escolha o exercício físico
Outra coisa importante nessa fase é decidir quais exercícios fazer, se aeróbico (corrida, bicicleta, etc) ou musculação para conseguir hipertrofia e auxiliar na perda de gordura. Você pode também escolher outro de sua preferência e que esteja em consonância com seu objetivo.
- Defina a sua dieta
Outro detalhe importante é qual dieta seguir e observar se você não tem nenhuma restrição alimentar. Cuidado com dietas malucas. O ideal é sempre procurar a orientação de um médico e do nutricionista. Uma dica importante é se atentar que para obter resultados se o seu objetivo é o emagrecimento é necessário um balanço energético negativo. Isso significa que o quanto você ingere deve ser inferior ao seu gasto energético.
É possível introduzir por exemplo o jejum intermitente. No jejum intermitente você deve ficar um período de 12 a 24hs sem se alimentar. O jejum de 24hs deve ser feito uma vez por semana ou no máximo 2 vezes. Já o jejum de 12 ou de 16hs pode ser feito diariamente.
Tente reduzir a quantidade de carboidratos de sua dieta. Lembre-se de introduzir frutas (cuidado com o excesso), verduras e legumes, preferencialmente crus. As proteínas são também importantes fontes de energia e devem ser colocadas em sua dieta. As gorduras também são colocadas em uma quantidade moderada. Algumas dietas cetogênicas podem no início ajudar a atingir o objetivo. Você pode consultar um profissional e definirem juntos a melhor dieta. A diet low carb está sendo muito utilizada e já foi comprovado inúmeros benefícios para saúde.
- Decida cuidar de você
Saiba que a sua decisão irá ser responsável pelos seus resultados. E para isso é preciso ação. O que cai do céu é chuva, o resto precisamos correr atrás.
Tenha atitude!
Abraços e até o próximo passo.